Thales abre inscrições para primeira turma de profissionalização de jovens no programa Formare em Barueri
Iniciativa oferece curso gratuito de Assistente de Produção Industrial com bolsa-auxílio e benefícios para jovens em vulnerabilidade social
A Thales, líder global em alta tecnologia, abre inscrições para a primeira turma do programa Formare, projeto social criado para a qualificação profissional gratuita e de qualidade de jovens de baixa renda, para moradores de Barueri (SP). O curso de Assistente de Produção Industrial será realizado nas dependências da própria Thales durante o dia, com aulas ministradas por colaboradores atuando como educadores voluntários.
Desenvolvido em parceria com a Fundação Iochpe, o programa tem como objetivo preparar jovens para o mercado de trabalho, unindo formação técnica de qualidade e experiência prática no ambiente corporativo. Para participar, é necessário ter entre 17 e 18 anos completos em 2026, residir na cidade de Barueri, estar cursando ou concluir o Ensino Médio em 2025, possuir renda familiar de até um salário mínimo por pessoa que mora na mesma casa e não ter frequentado outro curso profissionalizante. Também não é permitido ter parentes de primeiro ou segundo grau entre os funcionários da empresa ou de prestadoras de serviço.
As inscrições devem ser feitas até 10 de dezembro de 2025 por meio do link.
Os selecionados receberão bolsa-auxílio equivalente a um salário mínimo, além de benefícios como assistência médica para ocorrências na empresa, material escolar, uniforme para uso no curso e seguro de vida. As aulas terão início em março de 2026 e seguirão até o fim de novembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h.
“O Formare é uma iniciativa de grande impacto que a Thales promove há seis anos em duas unidades e que, pela primeira vez, será implementada em Barueri. O programa oferece aos jovens uma sólida preparação para o mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que promove uma valiosa troca de conhecimentos com nossos educadores voluntários. Mais do que capacitação técnica, observamos nesses estudantes o desenvolvimento de responsabilidade, autonomia e a capacidade de compartilhar o que aprendem com suas comunidades, um movimento que fortalece as famílias e impulsiona a geração de renda. Trata-se de um impacto que ultrapassa os limites da sala de aula”, finaliza Ana Claudia Fernandes, Gerente de Responsabilidade Social Corporativa da Thales no Brasil.
Sobre Thales:
A Thales é líder global em tecnologias avançadas para os setores de Defesa, Aeroespacial, Cibersegurança e Digital. Seu portfólio de produtos e serviços inovadores responde a diversos desafios globais: soberania, segurança, sustentabilidade e inclusão. O Grupo investe mais de € 4 bilhões por ano em Pesquisa & Desenvolvimento em áreas-chave, especialmente para ambientes críticos, como Inteligência Artificial, cibersegurança, tecnologias quânticas e em nuvem. A Thales conta com mais de 83.000 colaboradores em 68 países. Em 2024, o Grupo registrou uma receita de € 20,6 bilhões.
Sobre a Thales na América Latina.
Com seis décadas de presença na América Latina, a Thales é líder global em tecnologia nos setores de Defesa, Aeroespacial, Cibersegurança e Digital. O grupo investe em inovações digitais e de “deep tech” – Big Data, inteligência artificial, conectividade, cibersegurança e tecnologia quântica – para construir um futuro em que todos possamos confiar.
A empresa conta com 2.500 colaboradores na região, distribuídos por sete países – Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, México e Panamá – e possui dez escritórios, cinco fábricas e centros de serviços e engenharia em todos os setores em que atua.
Por meio de parcerias estratégicas e projetos inovadores, a Thales na América Latina impulsiona o crescimento sustentável e fortalece seus laços com governos e instituições públicas e privadas, além de aeroportos, companhias aéreas, bancos e empresas de telecomunicações e de tecnologia.

