POLÊMICA: ARTISTAS JANDIRENSES CRITICAM A FALTA DE GESTÃO DA SECRETARIA DA CULTURA E COBRAM O PREFEITO BARUFI


■ Da Redação
————————————————
Após tentarem por diversas vezes dialogar com a Secretaria da Cultura de Jandira, mas sem nenhum resultado até o momento. A classe artística vem fazendo diversas publicações nas redes sociais como no Facebook e Instagram; os artistas cobram do prefeito Barufi o pagamento do Fundo Municipal de Incentivo a Cultura de Jandira (Edição 2020).

Segundo os artistas que tiveram os projetos aprovados e contratos assinados, reclamam que não receberam a primeira parcela (mais de 3 meses de atraso), referente aos projetos aprovados, o pagamento era para ter sido feito em fevereiro. Atualmente a Cultura de Jandira, tem dotação de R$ 3.363.704,45 aprovada no orçamento municipal para 2020.

□ ENTENDA O CASO
Desde o início da gestão o prefeito Paulo Barufi tem recebido muitas críticas dos artistas, que alegam que o prefeito não valoriza a cultura e não entende a importância do setor para o desenvolvimento de uma sociedade crítica e a importância para o patrimônio histórico da cidade de Jandira.

Apesar de ser uma secretaria, a gestão cultural de Jandira, ficou quase 3 anos sem secretário. No meio de 2017 o prefeito desligou o secretário Eduardo Martiniano e não nomeou outro secretário, mantendo o diretor, professor Manoel, responsável (interino) da pasta.

Em 2019, artistas, produtores e ativistas realizaram protestos pela redução de R$300 mil no orçamento anual do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura de Jandira. Este projeto de fomento cultural foi criado pela Lei 1970/2012, com o objetivo de valorizar e apoiar iniciativas artísticas em diversos segmentos, com os recursos financeiros necessários para execução no município de Jandira.

□ RESPOSTA DA PREFEITURA
A reportagem questionou a Prefeitura de Jandira sobre a cobrança dos artistas, veja a íntegra da resposta.

A Prefeitura de Jandira, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, informa que a verba anual destinada aos projetos culturais está disponível no Fundo Municipal de Cultura. Devido à pandemia da Covid-19, a continuidade dos projetos está suspensa, por isso não foi realizado o pagamento. A secretaria já trabalha com a possibilidade da continuidade dos projetos para o segundo semestre, mesmo que de forma remota, atendendo aos protocolos de saúde, a fim de evitar a disseminação do Coronavírus.

https://www.facebook.com/eder.dosanjos.71/videos/3182314871833805/?app=fbl

■ LINK DO VÍDEO
https://www.facebook.com/eder.dosanjos.71/videos/3182314871833805/?app=fbl