Podcast criado por professora de Barueri é finalista no prêmio Boas Práticas Durante a Pandemia
A partir dos excelentes resultados de um projeto realizado no início da quarentena impulsionada pelo Novo Coronavírus, no ano passado, a professora Carolina Mascarenhas, da primeira fase da Emei João Evangelista, do Jardim Mutinga, incentivada pela diretora Neusa César, se inscreveu no Prêmio Educação Infantil: Boas Práticas de Professores Durante a Pandemia.
O projeto foi escolhido para a fase final. O trabalho teve o objetivo de incentivar os estudantes, ao longo de todo o ano de 2020, por intermédio de encontros remotos, a criarem brincadeiras com elementos da natureza. Os alunos foram orientados a agirem por meio da imaginação e ação empregando materiais disponíveis em locais ao ar livre.
Ficar em casa e manter o distanciamento social foi a medida mais prudente para que o vírus não se propagasse. Dessa maneira, o projeto recebeu o nome “De fora para dentro… de dentro para fora”, oportunidade em que os alunos realizaram as atividades a partir dos elementos que viam de suas janelas. “Assim seguimos com as práticas, cada um na sua casa, enriquecendo os dias das crianças no período de quarentena, aproveitando e fazendo uso dos recursos e elementos da natureza disponíveis para vivenciar novas experiências junto com a família e, de uma certa maneira, próximos da escola”, conta a professora Carolina.
As atividades propostas com elementos naturais e materiais não estruturados foram enviadas semanalmente para as famílias por meio de um grupo criado no WhatsApp, principal meio de comunicação entre a professora e os alunos.
Podcast
Com o isolamento, as janelas passaram a ser “grandes companheiras” e principais meios para garantir o contato com o lado de fora. Assim nasceu o podcast “Da minha janela eu vejo…”.
A proposta era abrir a janela e observar tudo o que fosse possível e depois fazer uma gravação em áudio relatando essas observações e o que cada criança deseja fazer quando o isolamento social terminar. Isso foi o necessário para criar o podcast: uma forma de acolher as crianças e mostrar união, além de manter viva a esperança de que tudo vai passar.
De acordo com a diretora Neusa César, o projeto aproximou muito a comunidade escolar, mesmo durante a quarentena. “Os meets (serviços de comunicação por vídeo) pareciam sempre em festa. As crianças, muito alegres, falavam todo o tempo querendo contar as novidades da semana e mostrar o que construíram com a família”.
Sobre o prêmio
A Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, em parceria com a Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) e a Fundação Itaú Social se uniram para criar o Prêmio Educação Infantil: Boas Práticas de Professores Durante a Pandemia.
O objetivo é valorizar a Educação Infantil e reconhecer a importância dos professores dessa área, fortalecendo sua identidade, além de evidenciar as boas práticas que estão sendo realizadas com as crianças e suas famílias no contexto da Covid-19 e os impactos sobre este grupo.
Participam da final professores de todo o Brasil. A organização escolherá as cinco melhores práticas, uma de cada região do País. As boas práticas vencedoras serão reveladas na segunda quinzena de março deste ano.
Texto: Suseli Honório – Fotos: Divulgação