Hip-hop, capoeira e dança contemporânea: São Paulo Escola de Dança abre 120 vagas para processos seletivos em Cursos de Extensão Cultural


Interessados podem escolher entre três cursos, cada um com carga horária de 32h, com temas como Hip-Hop, Capoeira e Dança Contemporânea

 São Paulo Escola de Dança, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, com gestão da Associação Pró-Dança e direção artística e educacional de Inês Bogéa, está com inscrições abertas em processos seletivos para 120 vagas distribuídas em três cursos de Extensão Cultural. As inscrições podem ser realizadas até o início de março no site da SPED, no menu Cursos de Extensão Cultural, para os cursos “Hip-Hop Dance Freestyle”, que tem curadoria de Ciça Veronese; “Entre Gingas e Danças – Capoeira e Seus Diálogos” e “Fluxos Contemporâneos: a Dança do Agora”, ambos com curadoria de Flip Couto.

As aulas são presenciais, com carga horária total de 32h, com aulas à noite durante a semana ou aos sábados, conforme o curso escolhido. Para participar, é necessário ter idade mínima de 16 anos, além de experiência prévia nas modalidades de interesse, sendo um ano para hip-hop e dois anos para capoeira e dança contemporânea. É necessário enviar uma carta de intenção, currículo atualizado e um vídeo de um minuto com uma sequência coreográfica solo, conforme cada edital. Ao final, os participantes receberão um certificado. 

“Os novos cursos de extensão cultural trazem uma pluralidade de linguagens da dança para a SPED, ampliando as possibilidades de desenvolvimento em práticas e vivências para os estudantes e para aqueles que desejam se aprofundar em estudos coreográficos e de movimento. Com abordagens diferenciadas, nossos curadores pensaram em maneiras didáticas de compartilhar novas perspectivas e contribuir para ainda mais para a pluralidade artística em nossa Escola”, ressalta Inês Bogéa, diretora artística e educacional.   

Hip-Hop Dance Freestyle

Com curadoria de Ciça Veronese, este curso aborda fundamentos teóricos e práticos do hip-hop para além da repetição mecânica de técnicas. O objetivo é que o corpo compreenda que nessa linguagem de dança existem uma série de códigos que podem ser utilizados de diferentes formas e desenvolvê-los em coreografias. As aulas serão realizadas de segunda a quinta-feira, das 18 às 22h.

Fluxos Contemporâneos: a Dança do Agora

As aulas de Fluxos Contemporâneos têm como proposta o desenvolvimento de questões de ancestralidade, contemporaneidade, performatividade pelas múltiplas vozes que compõem a dança contemporânea. A curadoria é de Flip Couto e as aulas acontecem de segunda a quinta-feira, das 18 às 22h.

Entre Gingas e Danças – Capoeira e Seus Diálogos

O curso, que tem a curadoria de Flip Couto, estuda a capoeira como prática corporal e criativa, explorando suas bases rítmicas, movimentos e possibilidades expressivas em diálogo com outras linguagens de dança. A abordagem passa pelo breaking, voguing e dança contemporânea, fazendo conexões entre tradições ancestrais e perspectivas urbanas. As atividades e aulas são aos sábados das 9 às 18h. 

Serviço

Cursos de Extensão Cultural

Inscrições abertas em Cursos Livres e de Extensão Cultural no site da SPED

Inscrições de 10 de fevereiro a 7 de março:

– Hip-Hop Dance Freestyle

Período do curso: 17 a 27 de março

Inscrições de 14 de fevereiro a 14 de março:

– Entre Gingas e Danças – Capoeira e Seus Diálogos

Período do curso: 29 de março a 26 de abril

– Fluxos Contemporâneos: a Dança do Agora

Período do curso: 7 a 17 de abril

SÃO PAULO ESCOLA DE DANÇA

Criada por meio do Decreto Estadual nº 66.412/2021, a São Paulo Escola de Dança é uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, doutora em artes, bailarina, documentarista, escritora e professora. A SPED é uma instituição comprometida em dar voz e espaço consistente para a reflexão, o aprendizado e a troca de saberes a partir da especificidade da dança interligada com todas as linguagens artísticas com foco na valorização da pluralidade. Seu objetivo é o de proporcionar a construção do conhecimento no campo da dança, entendendo a diversidade de corpos e estéticas como premissas da formação e profissionalização dos estudantes a fim de ampliar a possibilidade de sua inserção no mercado de trabalho. A estrutura pedagógica tem 4 eixos de atuação: Cursos Regulares, que têm como objetivo oferecer formação em caráter técnico; Cursos Livres, que promovem o acesso à linguagem da dança para a população em geral; Cursos de Extensão Cultural, que contribuem para a criação, produção e discussão da dança; Oportunidades e Projetos Especiais, que possibilitam ações afirmativas e de permanência a estudantes de baixa renda e/ou em vulnerabilidade social.

DIREÇÃO ARTÍSTICA E EDUCACIONAL | INÊS BOGÉA é uma líder multifacetada na dança e na educação, com vasta experiência na gestão, criação e implementação de projetos culturais, sociais e educacionais de grande impacto. Desde 2008, atua como diretora artística da São Paulo Companhia de Dança, criada pelo Governo do Estado de São Paulo, onde já dirigiu mais de 1.300 espetáculos em 20 países e recebeu 8 prêmios, certificações e indicações nacionais e internacionais. É diretora artística e educacional da São Paulo Escola de Dança, criada pelo Governo do Estado de São Paulo, que se destaca pela inclusão social e formação de mais de 1.300 estudantes, sendo 50% oriundos de vulnerabilidade social. Colaboradora regular em veículos como a Revista Concerto, é cocriadora da coluna ‘Dança em Diálogo’. Na área acadêmica, leciona na USP e na FURB. Foi responsável por iniciativas inovadoras, como o curso Dança para Educadores do Sesc-SP e a Mostra Internacional de Dança de SP, em parceria com o Itaú Cultural. Reconhecida com a Medalha Tarsila do Amaral, foi também nomeada pela Critic’s Choice of Dance Europe e condecorada com o título de Chavalière de L’Ordre des Arts et des Lettres pelo Ministério da Cultura Francês.