Barueri terá mais uma ciclovia e ciclofaixa ligando a Aldeia a Alphaville
A Prefeitura de Barueri está ampliando as opções de tráfego seguro para ciclistas. Além dos importantes trechos já existentes, a atual gestão municipal determinou a implantação de uma nova ciclovia e ciclofaixa, desta vez interligando os bairros Aldeia de Barueri e Alphaville. O novo trecho terá início na ponte Akira Hashimoto, seguirá pela Via Parque e chegará até o Parque Ecológico Tietê-Barueri, na divisa com o município de Santana de Parnaíba.
Atualmente, já é possível circular de bicicleta desde o Jardim Paulista, passando pela Estação Antônio João, na Aldeia de Barueri, até o Parque da Juventude Rubens Furlan Júnior (Runbinho), no bairro Chácaras Marco. A partir desse trajeto, o ciclista também pode acessar o estádio Arena Barueri, passando pela região central da cidade.
Hoje, Barueri conta com mais de 16 mil metros de extensão de ciclovias e ciclofaixas, distribuídos nos seguintes trechos:
- Do Parque da Juventude, passando pelo Parque Linear, no Jardim dos Camargos, até a Estação Antônio João, na Aldeia de Barueri.
- Da Avenida João Batista, na Aldeia, até o Boulevard Arnaldo Rodrigues, no Centro, estendendo-se pelas avenidas Henriqueta Mendes Guerra, 26 de Março e Itaqui, até a Avenida Prefeito João Villalobo Quero, na região da Arena Barueri.
- No Jardim Belval; e da Estação Antônio João, passando pelas avenidas Bariloche, no Jardim Maria Helena, e Aníbal Correia, no Parque Viana, até o Jardim Paulista.
Saiba mais
A maioria dos trechos possui pistas bidirecionais e faixas individuais, devidamente sinalizadas com pintura na cor vermelha, garantindo mais segurança aos usuários.
O objetivo da Prefeitura de Barueri é expandir esse benefício para outras regiões do município. Estão em estudo projetos de ciclovias e ciclofaixas que interliguem o Complexo Esportivo Amaro Lopes Billafon, no Jardim Silveira, à Estação de trem da ViaMobilidade (antiga CPTM), no Centro de Barueri, além de um novo trecho ligando o Parque Linear, no Jardim dos Camargos, ao Parque Municipal Dom José, na Vila Porto.
Crédito das fotos: Ana Guice/Secom Barueri (foto 1)
Arquivo/Secom Barueri (foto 2)

