Barueri cria Botão do Pânico em unidades de saúde


Dispositivo poderá ser acionado em casos de violência ou ameaça aos profissionais de saúde

Unidades de saúde de Barueri passarão a contar com novas medidas de segurança para proteger pacientes e profissionais. Os vereadores aprovaram na terça-feira, 3, um projeto que autoriza a adoção de ferramentas e protocolos para prevenir situações de risco dentro desses espaços.

O Projeto de Lei 093/2025 permite que o município implemente mecanismos de alerta e apoio em unidades de saúde, ajudando a agir rapidamente em casos de conflito, ameaça ou emergência.

A proposta do chamado Botão do Pânico busca reduzir episódios de violência e aumentar a sensação de segurança de quem utiliza ou trabalha nos serviços públicos de saúde.

“O Botão do Pânico consistirá em equipamento eletrônico, ou outro equipamento equivalente, como aplicativo, canal direto de whatsApp, que permita o envio de alerta e acionamento imediato dos órgãos de segurança”, diz o projeto.

Para o autor do projeto, vereador Clayton Silva da Saúde (União Brasil), a medida traz mais proteção ao ambiente hospitalar ao oferecer uma resposta rápida diante de ameaças de violência.

“Quem procura atendimento já está fragilizado. Garantir segurança é parte do cuidado e também protege os profissionais que estão na linha de frente”, explicou.

O projeto agora será encaminhado para assinatura do prefeito. A Prefeitura será responsável por definir quais ferramentas serão adotadas e como elas serão integradas à rotina das unidades de saúde.

Fotos: Marco Miatelo/Câmara de Barueri