Inteligência Artificial reduz tempo de recrutamento de dias para minutos e transforma processos seletivos no Brasil
Ferramentas baseadas em IA aceleram etapas de seleção, aumentam a precisão e ampliam a capacidade de entrevistas, sem substituir o olhar humano
A adoção de Inteligência Artificial no recrutamento e seleção já está mudando a forma como empresas contratam no Brasil. Processos que antes levavam semanas agora podem ser concluídos em minutos, com maior consistência na análise de currículos e entrevistas e redução significativa de erros na triagem. Esse movimento acompanha uma tendência global de digitalização do setor de recursos humanos, onde a tecnologia atua como suporte para ampliar eficiência e liberar tempo dos profissionais para etapas mais estratégicas. A Berry, consultoria especializada em gestão e estratégias de negócios, desenvolveu uma solução própria que exemplifica esse avanço.
Segundo a empresa, a ferramenta atua em diferentes etapas do processo seletivo: desde a redação da descrição da vaga, passando pela triagem automática de currículos e entrevistas estruturadas por texto ou voz, até o ranqueamento dos candidatos. Todas as análises são acompanhadas por relatórios explicativos e notas de 1 a 5, facilitando a tomada de decisão.
Com isso, o tempo de processamento de currículos caiu de 12 dias para apenas 2 minutos, enquanto o envio de candidatos selecionados para entrevista passou de 15 dias para 24 horas. A capacidade de entrevistas também foi ampliada: antes restrita a 5 por dia, hoje ultrapassa 100, com redução de 32% nos erros de análise de compatibilidade entre perfil e vaga.
“O objetivo não é substituir o recrutador humano, mas sim complementar sua atuação. A IA elimina tarefas repetitivas, garante consistência e amplia a capacidade de análise, mas a decisão final continua nas mãos do time, que avalia nuances culturais, sinais não verbais e potencial de desenvolvimento”, afirma Rodrigo Amora, CTO da Berry.
Olhar humano
O especialista aponta que, apesar da nova tecnologia reduzir vieses e padronizar critérios, o olhar humano continua essencial para avaliar aspectos subjetivos. Na Berry, essa integração acontece logo após a triagem: recrutadores revisam a lista de candidatos indicada pela IA, ajustam critérios e conduzem as etapas humanas, como avaliação cultural, negociação e proposta.
Outro ponto relevante é a governança aplicada ao uso da tecnologia. “Além da explicabilidade, ou seja, cada decisão vem acompanhada do motivo, a ferramenta é auditada constantemente, segue critérios de LGPD e já nasce preparada para diferentes setores como varejo, serviços e operações”, explica Amora.
A solução, criada em 2022, começou a ser utilizada internamente e atualmente já está disponível para franqueados da consultoria, com planos de expansão para clientes. Entre os próximos passos estão a incorporação de análises multimodais de soft skills, avaliação técnica com desafios gerados pela IA e a previsão de performance conectada a indicadores de negócio.
“O recrutamento é apenas a porta de entrada. Acreditamos que a IA também terá papel relevante em áreas como onboarding, treinamentos, avaliações de desempenho e planos de sucessão. A tecnologia potencializa eficiência e escala, mas o fator humano continua sendo indispensável para gerar confiança e engajamento”, conclui o especialista.
Sobre RODRIGO AMORA
Rodrigo Amora é co-fundador e Chief Technology Officer – CTO da Berry Consultoria. Formado em Administração pela Universidade Federal do Paraná, Amora é também pesquisador, autor e pioneiro na implementação de Inteligência Artificial em processos de negócio, além de consultor certificado pela Association of Accredited Small Business Consultants.
Sobre a BERRY
Mais do que uma consultoria empresarial, a Berry é uma a elevarem seus resultados e níveis de gestão. Nascida em Curitiba (PR) e com o diferencial de atendimento 100% online, atua nos mais variados segmentos da indústria, varejo e serviços, em empresas de pequeno, médio e grande portes, desenvolvendo cinco áreas principais: planejamento, finanças, marketing e vendas, pessoas e processos. Com forte atuação em todos os estados do País, e em expansão por meio do modelo de franquias, a Berry soma mais de 300 especialistas e 120 escritórios franqueados em todo o Brasil.
Imagem gerado por IA.