Projeto ‘O Menino e o Balão’ leva contação de histórias e livros gratuitos a escolas de Barueri
Com foco em crianças de 3 a 7 anos, iniciativa visita quatro escolas públicas para incentivar a leitura desde os primeiros anos de vida
O projeto O Menino e o Balão faz uma visita muito especial esta semana, dias 27 e 29 de maio, a quatro escolas públicas de Barueri, na Grande São Paulo. A iniciativa pretende transformar a relação de crianças com a leitura, por meio da magia da contação de histórias, distribuição gratuita de livros e atividades culturais que despertam a criatividade e o pensamento crítico.
A ação literária tem como fio condutor o livro O Menino e o Balão, escrito por Cibele Oliveira. A obra, sensível e cheia de ternura, convida os pequenos leitores a refletirem sobre valores fundamentais como a amizade, o respeito e a gentileza. E para tornar a experiência ainda mais especial, a própria autora será responsável por dar vida à história, conduzindo sessões de contação para crianças de 3 a 7 anos das seguintes escolas:
- EMEI João Evangelista de Oliveira
- EMMEI Maria de Menezes Bezerra
- EMEI Roque Soares Souza
- EMEI Eminoldo Harger
As bibliotecas das escolas participantes também serão contempladas com exemplares do livro O Menino e o Balão, que ficarão disponíveis para empréstimo pelos alunos, incentivando a leitura contínua mesmo após a ação. Todas as atividades do projeto são totalmente gratuitas e acessíveis a pessoas com deficiência, reforçando o compromisso com a inclusão e o acesso democrático à cultura.
O projeto O Menino e o Balão é viabilizado pelo Ministério da Cultura, por meio do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), com patrocínio da Freudenberg Filtration Technologies, Freudenberg Performance Materials, Klüber Lubrication e Vibracoustic. A produção é da AH7 Gestão Cultural, com apoio da Full House Produções Culturais.
“O objetivo é estimular a leitura desde cedo, pois é uma ferramenta poderosa de transformação social, que desenvolve habilidades socioemocionais e amplia horizontes”, destaca Anderson Horácio, gestor da AH7 Gestão Cultural. O projeto também aposta no poder da leitura como ferramenta de inclusão, oferecendo oportunidades de desenvolvimento cognitivo e emocional a crianças que muitas vezes têm acesso restrito ao universo literário.
Segundo os organizadores, ao incentivar desde cedo o contato com a literatura brasileira e destacar autores nacionais, o projeto contribui para o fortalecimento da identidade cultural e para o reconhecimento do patrimônio literário do país. Além de estimular o hábito da leitura, a iniciativa também pode inspirar o surgimento de novos escritores entre as crianças participantes.
***
Projeto O menino e o Balão
Quando: 27 de maio, às 9h e às 15h30
Onde: EMEI João Evangelista de Oliveira (rua Dom Felíciano, 240, Jardim Mutinga)
Quando: 27 de maio, às 11h e às 13h30
Onde: EMEI Maria de Menezes Bezerra (rua Petrolina, 710, Jardim Mutinga)
Quando: 29 de maio, às 9h e às 15h30
Onde:EMEI Roque Soares Souza (rua Professora Renilde de Almeida, Parque Imperial)
Quando: 29 de maio, às 11h e às 14h
Onde:EMEI Eminoldo Harger (rua Padre Cícero Romão Batista, 75, Parque Imperial)
Realização: Ministério da Cultura (Programa Nacional de Apoio à Cultura – Pronac)
Patrocínio: Freudenberg Filtration Technologies, Freudenberg Performance Materials, Klüber Lubrication e Vibracoustic
Produção: AH7 Gestão Cultural
Apoio: Full House Produções Culturais